Menu fechado

Psicologia

O curso de Bacharelado em Psicologia da FACEL oferece aos acadêmicos capacitação teórico-prática, com professores com alta qualificação profissional, sendo mais de 70% do quadro formado por Mestres e Doutores.

O projeto pedagógico do curso está estruturado em dois eixos temáticos, sendo eles: Políticas Públicas e Processos Clínicos, possibilitando ao aluno o aprofundamento tanto para a atuação nas diferentes políticas públicas, que hoje constituem um amplo campo de trabalho da psicologia, quanto na clínica psicológica.

As disciplinas obrigatórias estão distribuídas de modo a oferecer elementos teóricos e práticos para a formação do aluno, sendo os estágios e as disciplinas optativas oportunidades para que o acadêmico escolha temas de maior interesse.

A formação em Psicologia da FACEL é norteada por uma orientação pluralista e generalista, com base na resolução 8/2004 de 7 de maio de 2004, na medida em que se considera necessário o ensino das diversas teorias em Psicologia, acompanhadas de uma sólida preparação na perspectiva filosófica e epistemológica que as embase, bem como o conhecimento de todas as suas possibilidades de aplicação prática.

Busca-se a formação profissional em uma perspectiva social, desenvolvendo no aluno competências para atuar em diferentes contextos sempre visando à promoção da saúde mental e o crescimento pessoal do homem.

Para o aprimoramento de seus alunos durante o curso, a FACEL disponibiliza as seguintes estruturas:

  • Laboratório de Análise do Comportamento – LAC;
  • Laboratório de Anatomofisiologia – LA;
  • Laboratório de Informática;
  • Centro de Psicologia Aplicada – CPA;
  • Biblioteca.

Regularmente também são oferecidos palestras, cursos e programas de monitoria.

O curso de Psicologia da FACEL é reconhecido pelo MEC de acordo com a Portaria 503/2011 de 23/12/2011.

O curso de Bacharelado em Psicologia da FACEL confere o título de bacharel em psicologia aos seus formandos, habilitando-os a prática de todas as atividades privativas do profissional de psicologia, legalmente regulamentadas pela Lei Federal nº 4.119/1962. Assim, os formados estarão aptos a atuar em clínicas, empresas, escolas, instituições de saúde, instituições de esporte, comunidades, e todos os demais campos hoje ocupados pelo psicólogo.

A atuação profissional no campo das políticas públicas locais, estaduais e federais vem crescendo a cada dia, sendo o preparo para inserção nestes contextos um diferencial do profissional formado pela FACEL. Outro diferencial que se pretende construir ao longo do curso é formar psicólogos capazes de atuar em equipes multidisciplinares de estudos e planejamento de Políticas Públicas. Os psicólogos que hoje compreendem a importância das dimensões psicossociais do comportamento reivindicam para si muitos campos onde sua presença é comprovadamente eficiente. A ação do psicólogo aparece como fundamental na prevenção e investigação para o estabelecimento de novos sistemas de direção e cuidados nos diversos serviços e políticas públicas que têm como meta a difícil tarefa de melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Enfim, busca-se formar profissionais capazes de empreender uma prática pluralista, crítica e transformadora, reconhecendo as demandas de intervenção, a partir dos processos e fenômenos psicológicos e recursos instrumentais, derivados de diferentes orientações teóricas da Psicologia, prontos a atuar inter e multidisciplinarmente, oportunizando a interlocução necessária com diferentes áreas do conhecimento.

Grau: Graduação
Titulação: Bacharelado
Turno: Matutino ou Noturno
Duração: 5 anos
Carga horária: 4.000 horas

Mensalidade

R$ 989,99*
*valor para pagamento pontual

CAMPANHA
40% OFF

R$ 659,99*
*valor para pagamento pontual